Confira abaixo uma matéria bem explicativa da TecMundo
Para a maioria das pessoas, impressoras são todas “a mesma coisa”. Se você pensa desse jeito, no entanto, saiba que está bem enganado: atualmente, é possível encontrar máquinas que utilizam tecnologias das mais variadas, feitas para atender diferentes tipos de mercado.
Uma das categorias mais interessantes atualmente disponíveis são as impressoras de tanque de tinta. Para quem não conhece, elas são um dos modelos considerados mais eficientes e econômicos no mercado, se destacando justamente por trocarem os métodos comuns de armazenamento por tanques de tinta.
Visto que muitos ainda têm pouco conhecimento sobre essa tecnologia, a Canon entrou em contato com o TecMundo e pediu que explicássemos um pouco mais sobre como as impressoras funcionam, bem como apresentar alguns de seus modelos mais poderosos na categoria. Todos eles, é claro, contam com o melhor da qualidade que a empresa sempre apresentou em sua longa história.
Como uma impressora comum, só que melhor
Assim como dito logo acima, uma impressora de tanque de tinta poderia se passar como um aparelho comum, a um primeiro olhar. Isso porque, de fato, ela também é uma “jato de tinta”, fazendo a impressão de imagens disparando tinta na superfície do papel em combinações que formam as cores desejadas. Ambas também utilizam cabeças de impressão, que se movem através de trilhos para pintar cada parte do papel.
O que torna esse tipo de máquina tão diferente, nesse caso? Como falamos antes, é a maneira como a tinta é armazenada.
As 'tanque de tinta' guardam suas cores em tanques estacionários; essas tintas são levadas até as cabeças de impressão nos trilhos via tubos
Nas inkjet comuns, os cartuchos ficam suspensos no próprio sistema de trilhos. As “tanque de tinta”, no entanto, deixam suas tintas completamente estacionárias em tanques feitos para guardar cores distintas. Essas tintas, por sua vez, são levadas através de tubos para as cabeças de impressão nos trilhos.
Aqui não há segredo: ao mandar imprimir uma imagem, o aparelho dispara as cores no papel e “dá vida” ao que vimos na tela de nossos computadores, celulares e outros dispositivos.
Fácil, barato e eficiente
Agora que você já sabe como funciona uma dessas impressoras, vem outra pergunta óbvia: quais vantagens o uso dessa tecnologia traz? Para começar, impressoras desse tipo são conhecidas por seu alto rendimento – e estamos falando de alto rendimento mesmo.
Segundo a Canon, sua linha de impressoras Maxx Tinta é capaz de imprimir até 6 mil páginas P/B com 135 ml de tinta preta. Já com impressões coloridas, esse número sobe para 7 mil. Aliás, considerando o preço das recargas desses aparelhos, isso também faz com que seu custo por página em preto e branco seja tremendamente baixo, girando em torno de só R$ 0,012.
Imprimindo até 6 mil páginas P/B e 7 mil coloridas com uma só carga, seu custo por página é de R$ 0,012
Falando em recargas, não há como deixar de notar a facilidade extrema que é recarregar os tanques de tinta, já que é só abrir a tampa do tanque desejado e usar a garrafa refil da cor correspondente para encher a tinta até o nível máximo.
Além disso, essas impressoras são naturalmente compactas. Novamente, no caso das Maxx Tinta, você nem notaria o local onde as tintas são armazenadas se elas não ficassem convenientemente expostas para ajudá-lo a acompanhar a carga restante, visto que seus tanques de tinta são integrados na parte frontal da peça.
Não precisa ter medo com relação à qualidade da impressão, aliás. Uma vez que utiliza uma combinação de tintas coloridas corantes e pigmento preto, elas garantem imagens coloridas mais vivas, pretos de maior intensidade e impressões resistentes a borrões e marcadores de textos, além de manterem a precisão já encontrada nas “jato de tinta” comuns.
Junto disso, as melhores impressoras da categoria também trazem um grande nível de conectividade. No caso da G3100, por exemplo, é possível se conectar via WiFi para fazer suas impressões, podendo até mesmo utilizar dispositivos móveis para acessar e imprimir tudo através do modo de ponto de acesso, usando o app Canon Print para colocar suas fotos favoritas no papel.
Fonte: TecMundo